Castelos do Vale do Loire

Todo esse esplendor do Vale do Loire, se deve a guerra dos cem anos (1337-1453), que se deu durante as desavenças entre a Inglaterra e a França. Mas quando a Inglaterra expulsa de Paris o rei Carlos VII, este foi obrigado a buscar refúgio em outra parte da França. 

O Loire era um rio navegável, fértil  e de importante comunicação entre pontos estratégicos do país. Sendo assim, foi a região escolhida pela realeza e os nobres da época também construíram seus castelos próximos ao rio Loire, seja para moradia ou para lazer, leia-se caça, como era o costume na época.

Château de Chenonceau

 

Este castelo, construído por volta de 1513,  de arquitetura admirável, é um dos castelos mais bonitos do  Vale do Loire. Também conhecido como o Château des Dames (Castelo das mulheres). Desde sua construção foi moradia e sempre administrada por mulheres de personalidades marcantes sendo que duas foram rainhas.

Château de Chevernny

 

Meu castelo predileto, pertence a mesma família desde 1625 quando construíram. Esse castelo tem vida pois apesar de aberto a visitação pública a família ainda mora lá em uma parte reservada. É um castelo de caça e por isso mantém cavalos e uma matilha de mais de 130  cães da raça Poitevin.

O escritor Hergé era amigo da família, por isso o castelo inspirou a criação do Castelo de Moulinsart das aventuras de Tintin. Hoje lá existe o museu do Tintin.

Château d' Amboise

 

Este é o castelo mais importante do Vale do Loire, ainda com características de fortaleza medieval.O castelo tem uma capela onde está enterrado o pintor renascentista Leonardo da Vinci.

 

O rei Francisco I era um apaixonado por artes e conheceu Leonardo Da Vinci em uma viagem pela Itália, assim sendo o convidou para morar na cidade de Amboise.
 

Château du Clos Lucé

Próximo ao castelo do rei, foi reformado o castelo de verão Clos de Lucé, onde Leonardo da Vinci viveu os últimos anos de sua vida. Ele era conselheiro do rei Francisco I que o chamava carinhosamente de “pai”. Dizem alguns historiadores que existe um túnel com uma passagem secreta entre os dois castelos, onde o rei saia de seu castelo principal e ia jantar e beber vinho com Leonardo da Vinci. 

Château de Chambord

 

Foi o maior castelo construído no Vale do Loire em 1519. Era um castelo de caça,
 imenso e com arquitetura renascentista francesa.

Château  et Jardins de Villandry

 

É um belo castelo construído na época do renascimento,1536.

Esse castelo é hoje uma propriedade particular cujo  dono restaurou e criou belos jardins. O diferencial desse majestoso jardim é plantar de forma harmônica, flores, legumes, frutas e verduras, tudo de forma a combinar formando belos desenhos. Nele funciona uma feira de produtos orgânicos famosa na região e fora dela.

Château de Langeais

 

O Castelo de Langeais, foi construido primeiramente como fortaleza, é um típico castelo medieval da época do sistema feudal. Apesar da sua estrutura sombria sua decoração interna é rica em detalhes.

Copyright © 2014 Flavia Lobo Photographer - All Right Reserved / Todos Direitos Reservados

 

Textos e Fotografias são de autoria de Flavia Lobo e possuem registro na Biblioteca Nacional do Brasil. 

A réplica parcial ou total de qualquer conteúdo deste site exige prévia autorização formal da autora.