Matera, Itália

Matera, é uma das cidades mais impressionantes que conheci.

 

A cidade caracteriza-se por ter milhares de grutas naturais utilizadas pelo homem desde a pré-história, são canyons profundos, com mais de 150 igrejas rupestres entre elas a Cripta do Pecado Original, também conhecida como Cripa dos Cem Santos, que tem afrescos datados do século IX com relatos do Livro dos Gêneses.

 

Os Sassis (bairros) de Matera formam uma beleza natural. Para todos os lados que se olha há casas escavadas nas rochas, chamadas de “casas gruta” onde os  primeiros assentamentos remontam ao período Paleolítico formando assim uma vista espetacular.

 

Por ser um lugar tão exótico em Matera foram gravados muitos filmes entre os mais famosos estão A paixão de Cristo, de Mel Gibson, O evangelho segundo São Mateus, de Pasolini e o O homem das estrelas, de Giuseppe Tornatore.

 

Matera é uma das mais antigas cidades continuamente habitadas do mundo e em 1993 foi tombada pela Unesco. Hoje a cidade é cheia de “casas grutas” transformadas em hotéis (alguns de luxo) e modernos restaurantes, bares e lojinhas.

 

Matera fica na região da Basilicata no sul da Itália, a 65km de Bari de onde saem trens em horários regulares diariamente. Vale a visita!!