Alberobello, Itália

Alberobello, é uma cidade italiana, com cerca de 10 mil habitantes, na região da Puglia, província de Bari, ali quase no salto da bota, é diferente de tudo que você já imaginou.  

 

São mais ou menos 1.500 casas cilíndricas e brancas, com telhados em forma de cones, feitos de pedras irregulares.

 

Conta a história que esses telhados se desmontam facilmente ao retirar algumas pedras. Por volta do século XIV,  um rei de Nápoles, cobrava injustamente impostos exorbitantes. Desaparecendo o aspecto de moradia os impostos não poderiam ser mais cobrados.

 

Com isso a cidade sobreviveu através dos tempos com seus Trulli (como são chamadas essas casas), sendo que, trullo no singular, vem do grego Tholos, que significa cúpula. 

 

Alberobello significa belas árvores. Há alguns anos a cidade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Hoje a cidade dos Trulli são parte da chamosa vila com lojinhas, residencias, pequenos hotéis, dando uma atmosfera mágica na região.

 

Alguns trulli, mantem símbolos pagãos e cristãos no seus telhados, além dos "pinnacoli (ponteiras dos trulli) que diferem uns dos outros e tem variados significados. 

 

Como Chegar: Trem sai da cidade de Bari a Alberobello, a viagem leva mais ou menos 1:35h  e custa 5,00€

Copyright © 2014 Flavia Lobo Photographer - All Right Reserved / Todos Direitos Reservados

 

Textos e Fotografias são de autoria de Flavia Lobo e possuem registro na Biblioteca Nacional do Brasil. 

A réplica parcial ou total de qualquer conteúdo deste site exige prévia autorização formal da autora.